Hino do Grêmio

O Hino

O dia 26 de março de 2012 marcou a história da maior e mais antiga agremiação Literária e Recreativa portuguesa do Pará.

Nesta data, a Diretoria recebeu em sua sede social o Desembargador Federal Vicente José Malheiros da Fonseca, que entregou, naquela oportunidade, as partituras musicais do "Hino do Grêmio Literário e Recreativo Português", bem como a gravação feita pelo Coral Jovem "Maestro Wilson Fonseca" (de Santarém) - sob regência de José Agostinho da Fonseca Neto.

Mencionada composição passará ainda pela aprovação da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo e somente após seguirá para uma produção musical apurada e altura de nossa Gloriosa Instituição. Cabe o agradecimento público da Diretoria ao artista Dr. Vicente José Malheiros da Fonseca, que em nenhum momento mediu esforços na elaboração do Hino, o qual faz parte do dia a dia de nosso associado, com orgulho de ser gremista.

O Hino foi lançado oficialmente no dia 13 de dezembro de 2013, na sede campestre da agremiação, em Belém-PA, quando foi outorgado o título de Sócio Honorário ao compositor, além de outras honrarias como a "Medalha dos 50 anos do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Pará" e uma placa alusiva ao lançamento do hino.

O hino foi composto a pedido da Diretoria Executiva do Grêmio Literário e Recreativo, de Belém (PA), conforme Ofício GLRP nº 201/2012, de 12 de março de 2012, assinado por seu Presidente, Alírio José Duarte Gonçalves, e por seu Diretor Secretário, Mário Paiva, que ressaltaram, na ocasião, que aquela entidade é uma “agremiação que contava com mais de 144 anos e representa a própria história da chegada dos portugueses na capital paraense”. Em 2015, o Grêmio Português completa 148 anos de fundação.

No mesmo expediente, foram elencados alguns fatos que marcaram a trajetória do Grêmio, fundado em 29 de setembro de 1867, e encaminhados a Revista alusiva aos 130 anos da agremiação (1997) e o livro “História do Grêmio Literário e Recreativo Português” (1994), de autoria de Eugênio Leitão de Brito.

Em ato mais recente, a Diretoria aprovou durante reunião no dia 05 de janeiro, a Resolução que oficializa o Hino do Grêmio.

A mais recente versão do Hino foi gravada em CD pelo Coro e Membros da Orquestra da Fundação Carlos Gomes (Belém-PA), sob a regência do maestro Amílcar Gomes, por determinação da Diretoria do Grêmio.Ouça!

Música Hino GLRP.mp3:


A letra

HINO DO GRÊMIO LITERÁRIO E RECREATIVO PORTUGUÊS

Letra e música: Vicente José Malheiros da Fonseca
Belém (PA), 16 de março de 2012


Nossa história lusitana
Construímos o ideal
Salve o Grêmio Literário e Recreativo Português!
Neste hino de amor e de fé
Que traduz nosso sonho, afinal,
A cultura centenária
Dois países irmãos:
O Brasil e Portugal.

A saudade transmarina
Que aportou neste país
Guarda mais que o sentimento
Pois revela, no Grêmio, nosso povo feliz.

De Camões a Fernando Pessoa
As lições transmitidas aqui
Vou levar para sempre na vida
Todo o acervo que muito aprendi.

Nosso lema é a fraternidade
Desafios a vencer com labor
Congregar nesta terra querida
Lusitanos que somos, brasileiros no amor.

Grêmio Literário e Recreativo
Nossa Casa de honradez
Grêmio Literário e Recreativo
Nosso Grêmio Português

Download do Hino do Grêmio


Intérpretes:
Coro e membros da Orquestra da Fundação Carlos Gomes (Belém-PA), sob a regência do maestro Amílcar Gomes.