BIBLIOTECA FRAN PAXECO

A Biblioteca Fran Paxeco é a terceira no Brasil em números de obras raras


Obras raras e exclusivas fazem parte do acervo da Biblioteca Fran Paxeco, do Grêmio Literário e Recreativo Português. Segundo especialistas no assunto, a biblioteca é a terceira no Brasil em números de obras raras.

Quem visitar a biblioteca vai poder conferir atrações únicas como livros raros alusivos ao poeta português Luis de Camões ou a obra “História de Portugal”, em oito volumes luxuosamente encadernados, de autoria de Damião Peres, em uma edição comemorativa.

Criada a partir da elaboração e legalização dos Estatutos Sociais, a Biblioteca Fran Paxeco começou recebendo livros de fora de Belém, já que o comércio livreiro na cidade ainda era muito fraco.Como a biblioteca necessitava ter um patrono, foi escolhido o nome do saudoso sócio Fran Paxeco, numa justa homenagem a quem tanto honrou o nome de Portugal nos círculos culturais de Belém do Pará e de São Luis do Maranhão.


Como a biblioteca necessitava ter um patrono, foi escolhido o nome do saudoso sócio Fran Paxeco,numa justa homenagem a quem tanto honrou o nome de Portugal nos círculos culturais de Belém do Pará e de São Luis do Maranhão.

Entre os principais fornecedores de obras para a biblioteca estão a Livraria Clássica de Belém e a livraria de Antonio Maria Pereira, ainda existente em Lisboa.

Vale lembrar que muitos membros do Gremio contribuíram para o enriquecimento da biblioteca.A aquisição mais volumosa aconteceu em 1929, quando um grupo de associados adquiriu a rica “Coleção Camiliana”, composta de 1.165 volumes.

Onde funciona: Sede Social - Rua Senador Manoel Barata - 483 - Comércio.

Quando: Segunda a Sexta-feira

Horário: 8h às 12h

Telefone: (91) 3268-1240 / 3222-9425